6 de setembro de 2010
Resenhas de livros
comente

Light on the Origins of Reiki, de Tadao Yamaguchi

Este livro vem elucidar questões importantes sobre a origem do Reiki. Publicado, pela primeira vez, em 2007, ainda em inglês, o Sr. Tadao apresenta-nos Jikiden Reiki. Como o próprio nome indica, Jikiden (que deve ser traduzido por “transmissão direta”, ou seja, exatamente como foi transmitido) apareceu para trazer à luz as origens do Reiki, tal como Dr. Hayashi ensinou a Sra. Chiyoko Yamaguchi, mãe do próprio Sr. Tadao.

Dr. Hayashi foi aluno do Sr. Mikao Usui (fundador do Reiki, em 1922). Logo após a morte de seu mestre, sendo ele médico, abriu uma clínica-escola de Reiki e, entre seus alunos, destacamos a Sra. Chiyoko Yamaguchi e a Sra. Takata, esta última responsável por trazer o Reiki para o Ocidente. O livro apresenta essas duas vertentes no capítulo 1.

Após esse preâmbulo, os capítulos seguintes trazem à tona as razões que levaram o Reiki original ter permanecido desconhecido pelo Ocidente até a década de 90. Com destreza, num texto de estilo simples e agradável, acompanhado de várias fotos, o Sr. Tadao nos revela as origens da família do Sr. Mikao Usui, contando-nos fatos desconhecidos por nós até então. Descreve, com detalhes interessantes, a vida da própria família Yamaguchi, o  ingresso dos conhecimentos sobre o Reiki nessa família e a dedicação especial ao Reiki que sua mãe, a Sra. Chiyoko, dispensou ao Reiki durante toda a sua vida, quer como assistente do Dr. Hayashi, como também de sua esposa, Sra. Chie, após a morte de seu mestre, quer como uma praticante cotidiana desses conhecimentos para ajudar amigos e todas as pessoas que buscavam o seu socorro.

 Além dos fatos históricos, já por si interessantes, o livro nos apresenta as bases teóricas que orientam a aplicação do Reiki pelo terapeuta, através do byosen, dedicando a isso uma descrição bastante elucidativa.

Capítulos sobre os princípios do Reiki e os poemas do imperador Meiji merecem, também, ser destacados.

O texto é pródigo em descrições sobre técnicas, tratamentos e de como o Reiki deve ser aplicado, além de descrever as características que identificam os níveis de conhecimento através dos níveis de aprendizado, nos cursos.

Para os interessados em aperfeiçoar-se nos conhecimentos sobre Reiki, o livro é, sem dúvida, de leitura indispensável. Mesmo para os leitores com pouca proficiência em inglês, posso garantir que o texto é de leitura relativamente fácil.

E torçamos para que, um dia, possamos tê-lo em português!

*nome

*e-mail

site

deixe um comentário


 
Reiki | Karuna Reiki® | Técnicas Japonesas de Reiki | Jikiden Reiki | Outras Atividades | Atendimento Terapêutico | Agenda | Blog | Sobre Mim | Contato | Início